OPTO COMERCIAL DE SINALIZAÇÃO LTDA

HISTÓRICO

A Opto foi fundada em 2001, com o objetivo de oferecer ao mercado institucional e municipal, soluções de sinalização viária e semafórica a LED, os quais na época era praticamente desconhecidos para este uso. Assim, a empresa foi uma das pioneiras na introdução dos semáforos a LED no Brasil, tendo fornecido as primeiras unidades para a Prefeitura de Volta Redonda, alguns dos quais estão funcionando até hoje. 

Em 2006, a empresa através de parceria com a Osram do Brasil, que é fabricante de LEDs e com filiais em todo o mundo, começou a desenvolver soluções de iluminação com os novos LEDs de potência que estavam surgindo. A partir de 2007, a Opto passou a oferecer produtos nas áreas de iluminação pública e industrial, tendo fornecido luminárias industriais a LED pela primeira vez no Brasil, para uma multinacional americana no interior de São Paulo, no final de 2007.

Desde então a empresa se dedica a desenvolver e oferecer novas luminárias que possam atender ao novo mercado de Iluminação Publica, onde as características dos LEDs, proporcionam melhor conforto visual dos usuários, melhor eficiência ( lumens/watt), em comparação com as lâmpadas de sódio, alem, de redução de consumo de energia da ordem de 45% a 55%.
Serviço realizado pela OPTO

Adicionalmente os LEDs não possuem metal pesado em sua composição, nem gases tóxicos, e proporcionam redução nas emissões de carbono, pois cada Kilowatt a menos no consumo de energia significa quase 0,5kg de carbono a menos na atmosfera. A atual tecnologia da iluminação pelo LEDs, gera inúmerosos ganhos para Administração Publica e Empresas em geral tais como:

Ganho Financeiro. – O investimento se paga em 36 a 48 meses, e gera redução no  consumo e na manutenção, com vida útil estimada de 8 a 10 anos.

Ganho Político. – A iluminação a LED, por suas características de IRC > 70 ( índice de reconhecimento de cores) faz com que as cores seja muitos mais identificáveis, passando a sensação de “ mais luz” apesar da redução da potência. Também aumenta a definição de cores nas fotos de radares e nas câmeras de monitoramento e no trânsito. A adoção dos LEDs por um município pode ser a marca e um legado de uma administração.

Ganho Ambiental. – Pelo fato dos LEDs emitirem luz em estado sólido, não utilizam gases, nem mercúrio, nem chumbo e são 100% recicláveis ao fim da vida.